Vereadoras Luiza Ribeiro e Sumara Leal participam do 5º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher em Brasília

A Câmara dos Deputados, por meio da Procuradoria da Mulher, promove  nesta terça-feira e quarta-feira (21 e 22), o 5º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher. O evento reúne vereadoras, deputadas estaduais, deputadas federais e senadoras, integrantes da Rede Nacional de Procuradoras da Mulher dos legislativos de todo o país. A vereadora Luiza Ribeiro (PT), procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Campo Grande e a Vereadora Sumara Leal (PP) de Cassilândia-MS, marcaram presença no encontro.

O encontro, que celebra os 15 anos de existência da Procuradoria da Mulher, é uma oportunidade valiosa para a troca de experiências e para incentivar a criação de novas Procuradorias da Mulher nos estados e municípios brasileiros. A Procuradoria da Mulher é um mecanismo crucial para o fortalecimento da democracia, ampliando a participação e a representatividade das mulheres na política.

A pauta de debates do evento incluiu temas como as eleições municipais deste ano, como prevenir, combater e punir a violência política de gênero, além do enfrentamento às fraudes de leis de cotas de vagas e que disciplinam a distribuição de recursos financeiros dos fundos eleitorais.

“Em ano de eleições municipais é fundamental articular forças para superar a subrepresentação  das mulheres nas Câmaras Municipais e nas Prefeituras. Hoje as mulheres são 42% e ocupam apenas 16% das cadeiras de Câmaras Municipais e apenas 12% das cidades brasileiras são governadas por mulheres. Temos que alterar isso e deve ser agora, nessas eleições”, disse Luiza Ribeiro.

A vereadora Sumara Leal, que tem sofrido atos contínuos de violência política de gênero na Câmara Municipal de Cassilândia, veio através de um convite feito diretamente pela Deputada Federal e Procuradora da Mulher da Câmara Federal Soraya Santos (PL), para ela “a luta pelo fim da violência política de gênero é de todas nós. Em relação ao meu caso, vim contribuir com as demais mulheres brasileiras que sofrem atos de violência política de gênero semelhantes ao que eu sofri. Com força e coragem vamos buscar Justiça em todas as instâncias”, afirmou a vereadora Sumara Leal. 

O 5º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher reafirma o compromisso das legisladoras brasileiras com a ampliação dos direitos e da participação das mulheres na política, promovendo um ambiente mais inclusivo, seguro e democrático.

Compartilhe: