Vereadora Luiza Ribeiro promove ações nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

A vereadora Luiza Ribeiro dá início a uma série de atividades nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, campanha global promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para conscientização e combate à violência de gênero. O movimento, que começou nesta quarta-feira (20), aborda a violência contra meninas e mulheres em múltiplos contextos, trazendo à tona suas vulnerabilidades e a urgência de ações concretas.

As atividades promovidas por Luiza Ribeiro começam neste sábado (23) e seguem até o dia 13 de dezembro, envolvendo a população de Campo Grande em debates e ações educativas sobre os diferentes tipos de agressão sofridos por mulheres, com foco em equidade e direitos humanos.

Mato Grosso do Sul está entre os estados com maiores índices de feminicídio do Brasil. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS, somente de janeiro a 19 de novembro deste ano foram registrados 30 feminicídios, dos quais nove ocorreram em Campo Grande. A vereadora reforça a importância da mobilização: “Por isso, participe da campanha mundial dos 21 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero sob o tema ‘A cada 10 minutos, uma mulher é assassinada’. #NãoTemDesculpa. UNA-SE para Acabar com a Violência contra as Mulheres”, enfatiza Luiza Ribeiro.

Entre as ações planejadas, no dia 23 de novembro será realizada a Oficina de Cartazes, no Sindicato dos Bancários, com a participação de mulheres e lideranças comunitárias. De 25 a 29 de novembro, Luiza Ribeiro e outras mulheres militantes levarão esses cartazes aos terminais de ônibus, promovendo a conscientização do público local. Finalizando a campanha, no dia 13 de dezembro será realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal para debater a Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência, abordando os desafios e as melhorias necessárias no suporte às vítimas.

O movimento mundial pelo fim da violência contra a mulher, realizado em 16 dias, começa em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A data relembra as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, brutalmente assassinadas em 1960 por se oporem à ditadura na República Dominicana, símbolo da luta pela justiça e proteção dos direitos das mulheres.

Compartilhe: