A vereadora Luiza Ribeiro (PT) apresentou o Projeto de Resolução nº 529/2023 que institui a Frente Parlamentar de acompanhamento da implantação da Rota de Integração Latino-Americana (RILA), também conhecida como Rota Bioceânica ou Corredor Bioceânico – Frente Pró-RILA.
Um dos objetivos da Frente Parlamentar será acompanhar e analisar programas, projetos e atividades referentes aos aspectos econômico e logístico da implantação e operacionalização da RILA, propor normas que disciplinem as questões relativas aos seus aspectos político, ambiental, social e cultural, zelando pela sustentabilidade ambiental e pelo respeito aos direitos humanos. Além de, fomentar o estabelecimento de relações econômicas, sociais e culturais, assim como a cooperação entre os povos, empresas e governo de Campo Grande com cidades e províncias ou departamentos dos países localizados ao longo da RILA.
Na Justificativa do Projeto, consta que “A Rota de Integração Latino-Americana (RILA), também conhecida como Rota Bioceânica ou Corredor Bioceânico é um projeto cuja discussão que se desenrola há décadas no Brasil e, especificamente no Estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de um corredor rodoviário que ligará o Município de Campo Grande do Sul aos portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique, no norte do Chile, passando pelo Paraguai e pela Argentina. Sua construção poderá incrementar a economia sul-mato-grossense, em relação às empresas de logística e para o fortalecimento de novas potencialidades turísticas”.
Além disso, na justificativa da proposição, a vereadora Luiza Ribeiro afirma que “Com a construção da ponte ligando Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, além da redução de rota marítima para a exportação de produtos para outros continentes, será incrementado o turismo ao longo da RILA, podendo o turista visitar o Pantanal e a cidade de Bonito, o Chaco Paraguaio, o deserto de sal de Salinas Grandes e a região de Salta na Argentina, passando pela Cordilheira dos Andes e finalizando no Deserto do Atacama, no Chile. Portanto, a RILA, com início na nossa Capital, contribuirá para o desenvolvimento econômico Mato Grosso do Sul e dos países que fazem parte de seu Corredor Rodoviário Bioceânico, pela facilidade logística, com a construção da ponte em Porto Murtinho, ligando Brasil ao Paraguai, e aos demais países do Corredor, além das potencialidades para o turismo”.
O Projeto de Resolução, numerado 529/2023, iniciará a tramitação recebendo parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal e, depois, seguirá para exame na Comissão Permanente de Constituição e Justiça. Com o parecer positivo, será levado ao Plenário para votação.
Paulo Victor
Assessoria de Imprensa da Vereadora